O taekwondista paraibano Netinho Marques, finalizou na última terça-feira sua passagem pela Sérvia, local de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem início no próximo dia 23 de julho. O atleta, que estava treinando desde o início da última semana junto a Icaro Miguel e Milena Titoneli, lutadores também classificados para disputar as Olimpíadas, embarcou para a Terra do Sol Nascente no início da tarde desta quarta-feira, onde se juntará ao restante da delegação e continuará com o cronograma de treinamentos até a sua estreia, prevista para acontecer no dia 24.
Os jogos de Tóquio marcarão a estreia do brasileiro nas Olimpíadas. Em 2016, ano dos Jogos do Rio, o lutador, à época com 18 anos, faturou a primeira de suas duas medalhas no Campeonato Panamericano de Taekwondo. Mais experiente e com boas expectativas, o brasileiro deseja subir ao pódio da categoria até 68kg por diversos motivos, que vão desde homenagear seu pai e maior incentivador da carreira, Loidmar Pontes, falecido no último mês de novembro, até marcar seu nome na história do esporte como um dos poucos atletas que conseguiram alcançar o pódio no esporte em Jogos Olímpicos.
Nas Olimpíadas de Seul 1988 e de Barcelona 1992, o taekwondo participou como esporte de exibição. Ficou ausente dos Jogos de Atlanta em 1996 e retornou nos Jogos de Sydney 2000, quando foi incluído no programa olímpico e passou a valer medalhas. Nestes 21 anos, apenas Natália Falavigna, em Pequim 2008, na categoria até 67kg, e Maicon Andrade, na Rio 2016, na categoria até 80kg, foram os tupiniquins que conseguiram, ambos, alcançar o terceiro lugar na competição. É movido pelo sonho de entrar para a história do esporte no Brasil que o paraibano deseja repetir as boas aparições dos Jogos Panamericanos de Lima, em 2019, para figurar, logo em sua estreia, em um pódio Olímpico.
As disputas do taekwondo na Olimpíada de Tóquio acontecerão na tradicional Arena Nippon Budokan, construída para ser a sede do judô nos Jogos Olímpicos realizados na cidade japonesa em 1964. A estreia dos brasileiros nos Jogos Olímpicos está marcada para acontecer no dia 24 de julho, às 22h no horário de Brasília.
Fonte: Globo Esporte